SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Barreiras invisíveis e rotas alternativas: uma análise sobre (i)mobilidade urbana e produção de subjetividades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

CHAGAS, Maria de Fátima de Lima das  e  PELLANDA, Nize Maria Campos. Alfabetização escolar e acoplamento tecnológico: práticas de autoria e subjetivação. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 07-30. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.84810.

Este texto trata de uma experiência vivida com estudantes do 5º ano de uma escola pública localizada no interior do Rio Grande do Norte em uma área de periferia. A experiência teve como objetivo viver práticas de alfabetização com estudantes não-alfabetizados na faixa etária de 10 a 16 anos, considerando suas subjetividades, seus percursos de vida e suas interações com tecnologias digitais. A pesquisa é fundamentada teoricamente nos estudos sobre acoplamentos humanos-tecnologias em seus contextos de vida abordado por Simondon (2007) e na teoria da biologia da cognição de Maturana e Varela (2011), onde conhecer é condição de vida. Na metodologia, a cartografia possibilitou acompanhar os processos vividos nas oficinas e nas rodas de conversas. Como resultados, os estudantes conseguiram produzir com autonomia seu percurso de alfabetização, para isso algumas tecnologias contribuíram para a reinvenção de seus modos de aprender.

Palavras-chave : Autoria; Tecnologias Digitais; Narrativas de si; Aprendizagens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License