SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Alfabetização escolar e acoplamento tecnológico: práticas de autoria e subjetivaçãoReabilitação psicossocial: entre a segurança e ética da existência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

SILVEIRA, Luísa Horn de Castro; ROCHA, Cristianne Maria Famer  e  VARGAS, Julio Celso Borello. Barreiras invisíveis e rotas alternativas: uma análise sobre (i)mobilidade urbana e produção de subjetividades. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 31-51. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.99880.

Promover a mobilidade urbana saudável nas grandes cidades é um desafio, em especial em regiões marcadas por desigualdades socioeconômicas, onde fatores físico-estruturais somam-se a questões subjetivas (barreiras invisíveis) que inibem ou dificultam o deslocamento da população pelo território. O objetivo do estudo foi problematizar os modos pelos quais a mobilidade urbana é afetada por barreiras invisíveis em uma região da cidade de Porto Alegre. Para realizar essa investigação foi utilizado um método qualitativo de pesquisa-intervenção e a análise dos dados foi realizada a partir de algumas ferramentas teóricas de Michel Foucault. Os resultados encontrados permitem pensar que as barreiras invisíveis de mobilidade estão relacionadas aos modos de subjetivação existentes em contextos urbanos específicos, ligados às relações de poder engendradas na cidade contemporânea, às sensações de isolamento e exclusão, à atmosfera de medo e insegurança e aos processos de segregação (re)produzidos localmente.

Palavras-chave : Cidade; Mobilidade Urbana; Subjetividade; Saúde Urbana; Segregação Socioespacial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License