SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Barreras invisibles y caminos alternativos: un análisis sobre (in)movilidad urbana y producción de subjetividadesMedicalización y normalización de la sociedade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

ARAUJO, Jessica Batista. Reabilitação psicossocial: entre a segurança e ética da existência. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 52-76. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.90746.

O seguinte artigo tem como objetivo mapear as práticas e pensar nas possíveis resistências à captura da vida pelas políticas públicas de reabilitação psicossocial com usuários de álcool e outras drogas. Utilizando do metodológico da cartografia, acompanhei o cotidiano de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas do interior de Goiás, registrando a experiência em um diário de campo. Deparei-me com a toda a diversidade teórica e prática da reabilitação psicossocial, atravessadas pelos diagramas do proibicionismo e antiproibicionismo. Analisadas dentro de uma racionalidade neoliberal, como traz Foucault, as práticas de reabilitação psicossocial de usuários de álcool e outras drogas acompanham de perto os movimentos da população modulando condutas e o consumo de drogas. Porém, agenciada à política de redução de danos, também permite linhas de subjetivação, que possibilita a construção de modos singulares de existência, perpassadas pelo cuidado de si, e não inserido simplesmente em um código moral.

Palabras clave : Reabilitação Psicossocial; Drogas; Redução de Danos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License