SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Medicalization and normalization of societyConflicting family systems and female care with institutionalized children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

SOLER, Rodrigo Diaz de Vivar y. Dos direitos dos governados em Michel Foucault. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 98-113. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.98470.

Nosso artigo procura pensar os direitos dos governados em Michel Foucault como uma crítica à governamentalidade e à biopolítica. Em um primeiro momento, é apresentada uma breve exposição sobre as possíveis correlações entre uma história política da governamentalidade e os processos de condução das condutas produzidas por práticas refletidas de governo, a partir de Foucault. Em um segundo momento, destacamos a emergência da biopolítica e dos modos de condutas do liberalismo e do neoliberalismo, na formação do que Foucault chama de modulação de modos de subjetivação tipicamente econômicos. O terceiro momento do artigo é dedicado a pensar as insurreições dos direitos dos governados como estratégias de resistências aos processos de governamentalização da vida. Nossas considerações finais apontam para os tensionamentos das insurreições dos governados como uma forma de vida contrária às diretrizes econômicas da governamentalidade e da biopolítica, por meio do que Foucault chama de política espiritual da revolta.

Keywords : Direitos dos governados; Michel Foucault; Biopolítica; Governamentalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License