SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Carolina Maria de Jesus' tracks and remnantsMethodological and formative challenges in research with women in prison author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

LOPES, Deise Lucia Antunes; MAHEIRIE, Kátia  and  JUSTO, Ana Maria. Encontro de mulheres no CRAS: uma experiência na construção grupal. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 158-177. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.98580.

Este estudo é resultado de uma pesquisa-intervenção realizada com um grupo de mulheres que participam de uma atividade regular em um CRAS da região metropolitana de Florianópolis - SC. O objetivo do artigo é apresentar e discutir o diário de campo produzido entre junho de 2017 a dezembro de 2018. As informações foram sistematizadas com o auxílio do software IRAMUTEQ que permitiu a identificação das categorias de análise do estudo, por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), distinguindo quatro classes que foram objeto de discussão e analisadas a partir da dialética de grupos de J. P. Sartre. Os resultados apontaram que a experiência grupal permitiu o estabelecimento do "nós" e da importância do outro e do grupo como mediador no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O grupo de mulheres foi, também, um espaço importante de acesso ao serviço, pois por meio dele puderam acessar seus direitos sociais.

Keywords : Política de Assistência Social; Grupos; CRAS; Diário de Campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License