SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Rastros e restos de Carolina Maria de JesusDesafios metodológicos e formativos em pesquisa com mulheres na prisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

LOPES, Deise Lucia Antunes; MAHEIRIE, Kátia  e  JUSTO, Ana Maria. Encontro de mulheres no CRAS: uma experiência na construção grupal. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 158-177. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.98580.

Este estudo é resultado de uma pesquisa-intervenção realizada com um grupo de mulheres que participam de uma atividade regular em um CRAS da região metropolitana de Florianópolis - SC. O objetivo do artigo é apresentar e discutir o diário de campo produzido entre junho de 2017 a dezembro de 2018. As informações foram sistematizadas com o auxílio do software IRAMUTEQ que permitiu a identificação das categorias de análise do estudo, por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), distinguindo quatro classes que foram objeto de discussão e analisadas a partir da dialética de grupos de J. P. Sartre. Os resultados apontaram que a experiência grupal permitiu o estabelecimento do "nós" e da importância do outro e do grupo como mediador no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O grupo de mulheres foi, também, um espaço importante de acesso ao serviço, pois por meio dele puderam acessar seus direitos sociais.

Palavras-chave : Política de Assistência Social; Grupos; CRAS; Diário de Campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License