SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Encontro de mulheres no CRAS: uma experiência na construção grupalPerfil de Egressos de Residências Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

NUNES, Caroline Cabral  e  MACEDO, João Paulo. Desafios metodológicos e formativos em pesquisa com mulheres na prisão. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 178-204. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.103634.

Propõe discussão acerca dos desafios metodológicos e formativos em pesquisa-intervenção ao investigar as relações de poder que incidem sobre os corpos femininos na prisão. Objetiva apresentar como a investigação foi tecida e atravessada pelos encontros-acontecimentos com 12 mulheres numa prisão mista, por meio de observações, registro em diários de campo e realização de entrevistas coletivas. Três blocos de discussão abordam os atravessamentos e aprendizagens para realizar pesquisas com mulheres na prisão: modulações no corpo-experiência para cultivar outras percepções e aprendizagens no fazer-pesquisa; deslocamentos subjetivos e experimentações no caminhar da pesquisa; e discutindo os deslocamentos de si no processo de escrita acadêmica de uma pesquisa coproduzida com mulheres na prisão.

Palavras-chave : Pesquisa-Intervenção; Presídios Mistos; Mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License