SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Desafios metodológicos e formativos em pesquisa com mulheres na prisãoEscritura e narração: uma epistolografia da loucura e a emergência de um carteiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

PASINI, Vera Lúcia; PRETTO, Ana Maria Ponzoni; SARRIA, Ana Marcela  e  CARDOSO, Marcelo Francisco da Silva. Perfil de Egressos de Residências Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 205-225. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.107719.

No Brasil, desde o final dos anos 70, as Residências em Saúde se constituem como uma possibilidade de formação para diferentes profissões da saúde, especialmente no Rio Grande do Sul (RS). Entretanto, somente no início dos anos 2000 a implantação de Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) é estimulada em âmbito nacional. Este artigo analisa o perfil de 72 profissionais egressos(as), no período de 2005 a 2014, de cinco programas de RMS desenvolvidos no RS. Os(as) participantes da pesquisa responderam a um formulário elaborado no FORMSUS do DATASUS composto de questões fechadas e abertas, analisadas com o uso do Software SPSS v. 18. A análise apresenta o perfil dos(as) egressos(as) participantes considerando as variáveis gênero, raça e cor, idade; cursos de graduação; instituições de graduação; inserção no mundo do trabalho em saúde e avaliação quanto à formação em RMS, apontando a relevância das RMS para a qualificação no trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

Palavras-chave : Residências Multiprofissionais em Saúde; Egressos(as); Saúde; Saúde Mental; Atenção Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License