SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Profile of Graduates From Multiprofessional Health Residencies in Rio Grande do SulHow to make research into a happening? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

TREVIZANI, Tiago Marcelo  and  SILVA, Rosane Azevedo Neves da. Escritura e narração: uma epistolografia da loucura e a emergência de um carteiro. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 226-248. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.98578.

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada a partir do encontro com algumas cartas escritas por pacientes do antigo Hospício São Pedro (localizado em Porto Alegre/RS - Brasil). Trata-se de dezessete epístolas, datadas do início do século XX, as quais não foram enviadas aos destinatários, pois ficaram anexadas aos prontuários. Este estudo busca refletir sobre a noção de escritura a partir dessa "epistolografia do hospício", dando visibilidade a algumas dessas cartas. Os autores apresentam a construção do personagem "carteiro", que se constituiu como um dispositivo metodológico para este trabalho. Ao longo do texto, realizou-se uma breve contextualização sobre a escrita epistolar, relacionando com a "escrita da loucura". Discute-se sobre a escritura como um modo de narração, partindo dos postulados de Roland Barthes e Walter Benjamin. Entende-se que as palavras podem ser uma forma de lidar com a dor e de testemunhar os horrores vividos na clausura.

Keywords : Cartas do hospício; Escritura; Narração; Epistolografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License