SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Perfil de Egressos de Residências Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do SulComo fazer da pesquisa um acontecimento? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

TREVIZANI, Tiago Marcelo  e  SILVA, Rosane Azevedo Neves da. Escritura e narração: uma epistolografia da loucura e a emergência de um carteiro. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 226-248. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.98578.

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada a partir do encontro com algumas cartas escritas por pacientes do antigo Hospício São Pedro (localizado em Porto Alegre/RS - Brasil). Trata-se de dezessete epístolas, datadas do início do século XX, as quais não foram enviadas aos destinatários, pois ficaram anexadas aos prontuários. Este estudo busca refletir sobre a noção de escritura a partir dessa "epistolografia do hospício", dando visibilidade a algumas dessas cartas. Os autores apresentam a construção do personagem "carteiro", que se constituiu como um dispositivo metodológico para este trabalho. Ao longo do texto, realizou-se uma breve contextualização sobre a escrita epistolar, relacionando com a "escrita da loucura". Discute-se sobre a escritura como um modo de narração, partindo dos postulados de Roland Barthes e Walter Benjamin. Entende-se que as palavras podem ser uma forma de lidar com a dor e de testemunhar os horrores vividos na clausura.

Palavras-chave : Cartas do hospício; Escritura; Narração; Epistolografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License