SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Escritura e narração: uma epistolografia da loucura e a emergência de um carteiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

CEZAR, Brida Emanoele Spohn  e  RIVERO, Nelson Eduardo Estamado. Como fazer da pesquisa um acontecimento?. Rev. Polis Psique [online]. 2020, vol.10, n.3, pp. 249-262. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.88513.

Este trabalho se prop§e a discutir uma perspectiva Útica no fazer da pesquisa que de maneira processual delimita problemas e mÚtodos, desviando-se, portanto, dos contornos estabelecidos aprioristicamente. Entende-se que ao entrar em contato com os sujeitos que habitam o fora da universidade, corre-se o risco necessßrio de questionar e distender as margens fixadas de antemNo. Trata-se de uma certa implicašNo para com as possibilidades de invenšNo que o pr?prio pesquisar suscita, quando aberto Ós m?ltiplas vozes que o atravessam. Durante a realizašNo do seu trabalho de conclusNo de curso, a pesquisadora escuta os antigos moradores de uma comunidade desenvolvida a partir da chegada da ferrovia e, posteriormente, acometida pela sua abrupta retirada. Ressalta-se ao longo desta intervenšNo os movimentos que coletivamente se instauraram, na medida em que os tensionamentos em relašNo ao conhecimento nNo foram ignorados, e sim visibilizados, potencializando a descoberta de novos rumos e abordagens atÚ entNo impensados.

Palavras-chave : +tica; Pesquisa; Psicologia; ImplicašNo; IntervenšNo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License