SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Uma relação possível entre os inclassificáveis e a modernidade líquidaDieta Para Emagrecer o Preconceito Contra Gordos: discursos anti-gordofobia no YouTube índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

KRUGER, Willian Maciel; ANTONI, Clarissa De  e  BALDISSERA, Mateus Augusto Pellens. Situação de rua e abordagem social: desafios operacionais ao SUAS. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.1, pp. 27-44. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.105153.

Uma vez revelada a complexidade das experiências biográficas de pessoas em situação de rua, é urgente o aumento do número de estudos que qualifiquem a relação prática entre usuárias/os, políticas públicas e a representação do Estado na execução dos serviços de proteção. Para esta discussão, adicionamos as idiossincrasias sócio-históricas acerca do fenômeno da situação de rua no Brasil e a sua relação com o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No intuito da expansão teórico-prática dessa problemática, este estudo objetivou relatar as experiências de trabalho psicossocial dentro do Estágio Profissional de Psicologia em um serviço de abordagem social no município de Porto Alegre, Brasil. Nossos resultados alocam alguns aspectos estruturais, sócio-históricos e biopolíticos como elementos que interferem na execução ótima dos serviços tipificados pelas políticas públicas, marcando a dissonância entre políticas e suas implementações nos serviços.

Palavras-chave : Situação de Rua; Assistência Social; Abordagem Psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License