SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1La falta de vivienda y enfoque de atención social: desafíos operativos para el SUAS(Un)tractable author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

PENAS, Evelyn Cristina de Sousa  and  GERMANO, Idilva Maria Pires. Dieta Para Emagrecer o Preconceito Contra Gordos: discursos anti-gordofobia no YouTubeSlimming down prejudice against fat people: anti-fatphobia discourses on YouTubePara adelgazar el prejuicio contra gordos: discursos anti-gordofobia en YouTube. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.1, pp. 45-64. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.101071.

Este artigo analisa os discursos contra a gordofobia veiculados em três vídeos brasileiros publicados no YouTube em 2018 com grande visualização. O objetivo é explorar como plataformas digitais tais como YouTube podem dar visibilidade a discursos contra-hegemônicos acerca dos corpos gordos, colaborando na disseminação de informações e estratégias de mobilização e combate às formas de discriminação e preconceito. Os vídeos foram submetidos à análise temática e discutidos à luz de uma literatura crítica sobre a produção da identidade e diferença. A análise identifica três temas principais: "gordura como falha física e moral", "normatização do corpo e discriminação contra gordos" e "afirmação da identidade gorda, autoestima e autoaceitação". As situações apresentadas nos vídeos criticam os processos rotineiros de exclusão dos indivíduos gordos. Concluímos que os vídeos analisados, mediante paródia, ironia e uso de câmera oculta, ajudam a circular narrativas alternativas que suspendem certas verdades naturalizadas sobre os gordos e seus corpos.

Keywords : Gordofobia; Identidade; Contra-Narrativas; Plataformas Digitais; Youtube.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License