SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Dieta Para Emagrecer o Preconceito Contra Gordos: discursos anti-gordofobia no YouTubeTexto das palavras e texto dos corpos (Peçasamba) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

NICOLINI, Valéria  e  PEREZ, Karine Vanessa. (In)tratável. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.1, pp. 65-81. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.99603.

Em destaque, põe-se uma série de afetos e estranhezas. Coloca-se em relevo um conteúdo da ordem do sentir, do humano; traz-se à tona o que todos temos em comum, o fato de sermos corpos. Corpos que vibram e se reposicionam frente ao desconhecido. Deste modo, o objetivo é identificar quais as afetações que compõem o corpo dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva Adulta de um hospital de ensino do interior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se então, de uma pesquisa qualitativa cartográfica, tendo como procedimento metodológico registros de diário de campo em consonância com o referencial teórico sobre o tema. Os resultados destacam as afetações do corpo em questão, caracterizando-se como um lócus latente, uma produção de movimentos em busca de tornar visível o que os olhos insistem em não ver.

Palavras-chave : Afetações; Corpo; Unidade de Terapia Intensiva Adulta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License