SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Do paradigma ao paradoxo ético-estético-político: por uma radicalização da psicologia socialO ato de narrar e a produção de conhecimento em psicologia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

SOUZA, Alice De Marchi Pereira de  e  SZUCHMAN, Karine Shamash. Furando os bolsos da psicologia social: experimentações transgressoras na docência. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.1, pp. 143-161. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.108601.

Este artigo surge do convite a uma de suas autoras para o evento "Temas em Debate" de 2019, no qual vicejava a interrogação "O que o presente tem a contribuir para uma determinada psicologia social?". Tal acontecimento encontra outro, em andamento: três professoras trocavam ideias sobre suas práticas docentes em universidades públicas e se deparavam com a mesma questão. A experiência de uma sala de aula mais diversa e multicultural a partir das políticas afirmativas é tomada como campo de análise que movimenta nossa docência em psicologia social e impulsiona esta escrita. Diários de campo e correspondências constituem nossas ferramentas metodológicas. Através de processos de formação e experimentação que apostam na educação como prática de liberdade, almejamos discutir possíveis ampliações e transgressões - tanto das práticas docentes em sala de aula quanto da própria psicologia social transmitida, fazendo jus ao caráter disruptivo, inventivo e conectivo do paradigma ético-estético-político do qual partilhamos.

Palavras-chave : Docência; Transgressão; Psicologia Social; Paradigma Ético-estético-político.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License