SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Furando os bolsos da psicologia social: experimentações transgressoras na docênciaMovimentos feministas e relações raciais intragênero: entre a luta e a opressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BATTISTELLI, Bruna Moraes; FRANCESCHINI, Erica; NOVAIS, Flávia Luciana Magalhães  e  GUIMARAES, Willian. O ato de narrar e a produção de conhecimento em psicologia social. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.1, pp. 162-182. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.99919.

Este artigo tem como objetivo discutir possibilidades teóricas no que tange às narrativas de mulheres, dando a ver um ensaio composto por plurais vozes. Partimos do campo da Psicologia Social, a fim de pluralizar suas referências diante daquilo que incide do/no tempo presente e que permeia as discussões pertinentes aos estudos de gênero. Para tanto, buscamos dialogar com autores e autoras que não costumam frequentar as páginas de textos desta área, tais como Conceição Evaristo. Nossa aposta metodológica pauta-se na ideia de narrar enquanto meio de produção de histórias de mulheres que, por sua vez, produzem conhecimento; elegemos um viés interseccional, numa discussão que leve em conta marcadores de raça, gênero e classe social. Deste modo, pactuamos com a ideia de que a produção de conhecimento em Psicologia possa se dar pela produção de novas narrativas, nas quais estas mulheres sejam reconhecidas como protagonistas e porta-vozes de suas próprias histórias.

Palavras-chave : mulheres; narrativas; produção de conhecimento; descolonizar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License