SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Movimentos feministas e relações raciais intragênero: entre a luta e a opressão"Não vamos obedecer": o comando do ódio no Brasil de hoje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

FLORES, Paula; GALEANO, Giovana Barbieri; SOARES, Helena Barros  e  PASSOS, Robert Filipe. O que pode a psicologia social com relação ao presente?. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.1, pp. 204-221. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.107984.

Este artigo problematiza a Psicologia Social tomando o social não enquanto um campo de aplicação da psicologia moderna, mas enquanto um efeito das tensões de saber e poder. Nosso objetivo é questionar quais elementos que compõem o presente têm sido discutidos nesse campo de conhecimento, ao mesmo tempo em que são esses mesmos elementos que produzem a psicologia social enquanto campo de saber e intervenção frente ao presente da configuração político-econômica brasileira. As problemáticas da organização do poder mundial, as lógicas capitalistas neoliberais e as forças coloniais e conservadoras são pontos de análise durante o texto, especialmente no que diz respeito à América Latina. O recorte temporal utilizado para a escrita deste artigo se situa nos anos de 2018 e 2019 pois esses anos têm se constituído como experiências limites que ao mesmo tempo que tendem a nos imobilizar, criam a necessidade de produzirmos um pensamento vivo e acreditando na mudança que podemos operar no mundo.

Palavras-chave : Psicologia Social; Presente; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License