SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1What can social psychology do about the present?A starry sky. How to believe in a world without us? Manifest memory as a sky of irreversible love author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

RIBAS, Cristina Thorstenberg. "Não vamos obedecer": o comando do ódio no Brasil de hoje. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.1, pp. 222-246. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.108630.

O ódio é um gatilho. E ele quer mesmo é separar: classificar, conjurar, controlar, eliminar. Ele cria blocos de bloqueio. O artigo analisa práticas de ódio no Brasil de 2018-2020 procurando "responder" ou pensar o comando do ódio a partir de três perspectivas: a produção cultural anti racista; os feminismos interseccionais e a noção de reprodução social; e a produção do conhecimento situada na universidade. Analisa ainda a linguagem e a criação, a transitividade crítica e a pedagogia "lenta" como forma de alimentar os dissensos necessários para a realização de uma democracia. Compreendendo que não é possível rebater o ódio na sua totalidade, o texto se soma ao enunciado em creole "não vamos obedecer" e propõe a imagem de um emoliente do ódio que possa atuar nos seus desmanchamentos.

Keywords : Ódio; Anti Racismo; Pedagogia; Democracia; Feminismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License