SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O que pode a psicologia social com relação ao presente?Um céu estrelado. Como acreditar em um mundo sem nós? Manifesto memória como céu de amor irreversível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

RIBAS, Cristina Thorstenberg. "Não vamos obedecer": o comando do ódio no Brasil de hoje. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.1, pp. 222-246. ISSN 2238-152X.  http://dx.doi.org/10.22456/2238-152X.108630.

O ódio é um gatilho. E ele quer mesmo é separar: classificar, conjurar, controlar, eliminar. Ele cria blocos de bloqueio. O artigo analisa práticas de ódio no Brasil de 2018-2020 procurando "responder" ou pensar o comando do ódio a partir de três perspectivas: a produção cultural anti racista; os feminismos interseccionais e a noção de reprodução social; e a produção do conhecimento situada na universidade. Analisa ainda a linguagem e a criação, a transitividade crítica e a pedagogia "lenta" como forma de alimentar os dissensos necessários para a realização de uma democracia. Compreendendo que não é possível rebater o ódio na sua totalidade, o texto se soma ao enunciado em creole "não vamos obedecer" e propõe a imagem de um emoliente do ódio que possa atuar nos seus desmanchamentos.

Palavras-chave : Ódio; Anti Racismo; Pedagogia; Democracia; Feminismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License