SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número especialPara Detener Gargantua: un planteamento de la potencia de la crítica decolonialCorpos em confinamento: hibridizações entre tempo, espaço e movimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Polis e Psique

versión On-line ISSN 2238-152X

Resumen

CASTRO, Gillianno José Mazzetto de  y  COSTA, Márcio Luís. A vulnerabilidade como condição da vida comum. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.spe, pp. 46-66. ISSN 2238-152X.

Este artigo objetiva pensar os contextos da pandemia da COVID-19 a partir da categoria de vulnerabilidade entendida como abertura original para e na vida. Para tanto se fará um estudo fenomenológico Henriano que se pergunta pela possibilidade e dinâmicas de modalização da vida dentro dos contextos oportunizados pela pandemia. Com este intuito se distinguirá entre fragilidade e vulnerabilidade, na sequência explorar-se-á a ideia do duplo aparecer e da afetação a partir do provar-se a si mesmo com os outros sobre a forma de cuidado e por fim, se pensará alguns contextos e possíveis interlocuções para as pesquisas e práticas psicológicas dentro deste cenário. Como possíveis conclusões se pode observar que a pandemia tem produzido uma dimensão importante ainda a ser explorada, a saber, o desenvolvimento da ideia de hábito de vida não apenas como práticas, mas como fluxo e como vínculo afetivo anteriores a ideia de sujeito e de identidade.

Palabras clave : Psicologia; Fenomenologia; COVID-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License