SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 special issueThe vulnerability as acommon life conditionBodies and existences: lives not subject to mourning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

ENERGICI, María-Alejandra; CASTILLO-SEPULVEDA, Jorge Leandro; LOPEZ-AHUMADA, Maryluz  and  SCHONGUT-GROLLMUS, Nicolás. Cuerpos en confinamiento: hibridaciones entre tiempo, espacio y movimiento. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.spe, pp. 67-91. ISSN 2238-152X.

Em pouco tempo, várias descrições foram geradas sobre as implicações molares da pandemia da COVID-19 nos níveis econômico, social e político. Entretanto, ainda existem desafios na descrição de como a pandemia e o confinamento afetaram a vida diária. Neste artigo abordamos a configuração do corpo durante as fases de confinamento associadas com a pandemia no Chile. Para isso, abordamos o corpo como um efeito de articulações heterogêneas com o espaço, situando-nos no meio de confinamento através de fotografias produzidas por pessoas que o experimentam. Descrevemos tais imagens através de análise difratária. Os resultados mostram a importância da organização semiótica do espaço e do corpo, a condensação do tempo e do espaço e a emergência da corporeidade como evento sensível às dinâmicas sociais e políticas, apesar do confinamento.

Keywords : Corpo; Confinamento; Pandemia; COVID-19; Fotografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License