SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 special issueBodies in confinement: hybridizations between time, space and movementState violence in Brazil: uninterrupted, deliberate and lethal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

MANTOVANI, Giovanna Liz Oliveira; SILVA, Vanilson Oliveira da  and  BERNARDES, Anita Guazzelli. Corpos e existências: vidas não passíveis de luto. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.spe, pp. 92-111. ISSN 2238-152X.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre políticas sociais e performances dos corpos em termos de governo das vidas. O que interessa a esta discussão é percorrer um campo de problematização dessa articulação - políticas sociais e corpos - a partir da emergência da atual crise sanitária, causada pela pandemiade COVID-19. Essa problematização focaliza os efeitos sociais nas relações de governo dos corpos dentro de uma racionalidade de colonialidade e de racismo, ou seja, queremos pensar certas linhas de governo das vidas que se intensificam em formas de abandono, tornando-as não passíveis de luto. Para tanto, tomaremos duas performances de corpos em nossa atualidade - mulheres em situação de violência e usuários de drogas em situação de rua -, na medida em que ambas indicam mecanismos distintos de regulação de corpos e formas de abandono das vidas.

Keywords : Corpo; Pandemia; Abandono; Políticas Sociais; Governo.

        · abstract in English | English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License