SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 special issueBodies and existences: lives not subject to mourningYouth and the "police turn" of the social sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

GALEANO, Giovana Barbieri; SOUZA, Francisca Magalhães de  and  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Violência estatal no Brasil: ininterrupta, deliberada e letal. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.spe, pp. 112-137. ISSN 2238-152X.

O objetivo deste artigo é discutir a violência Estatal no Brasil, a partir de três principais vetores de análise: preocupação com a preservação da economia em detrimento da proteção às vidas, a intensificação da desigualdade social no processo de precarização das condições de existência e a letalidade policial no contexto da pandemia de Covid-19. Esses três vetores se vinculam em razão das lógicas de produção deliberada de morte enquanto projeto político efetivado no país. Nossas discussões são sensivelmente mobilizadas pelos processos sociais de enquadramento das formas de produção e precarização da vida e de suas condições de existência na contemporaneidade. Fundamentamos as análises, principalmente, a partir dos estudos de Michel Foucault, Giorgio Agamben e Achille Mbembe em articulação com demais estudiosos e estudiosas que abordam a problemática da exclusão, inclusão e violência como elementos da gestão das vidas e das mortes na modernidade.

Keywords : Violência Estatal; Exclusão/Inclusão; Necropolítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License