SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número especialCorpos e existências: vidas não passíveis de lutoOs jovens e o “giro policial” das ciências sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

GALEANO, Giovana Barbieri; SOUZA, Francisca Magalhães de  e  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Violência estatal no Brasil: ininterrupta, deliberada e letal. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.spe, pp. 112-137. ISSN 2238-152X.

O objetivo deste artigo é discutir a violência Estatal no Brasil, a partir de três principais vetores de análise: preocupação com a preservação da economia em detrimento da proteção às vidas, a intensificação da desigualdade social no processo de precarização das condições de existência e a letalidade policial no contexto da pandemia de Covid-19. Esses três vetores se vinculam em razão das lógicas de produção deliberada de morte enquanto projeto político efetivado no país. Nossas discussões são sensivelmente mobilizadas pelos processos sociais de enquadramento das formas de produção e precarização da vida e de suas condições de existência na contemporaneidade. Fundamentamos as análises, principalmente, a partir dos estudos de Michel Foucault, Giorgio Agamben e Achille Mbembe em articulação com demais estudiosos e estudiosas que abordam a problemática da exclusão, inclusão e violência como elementos da gestão das vidas e das mortes na modernidade.

Palavras-chave : Violência Estatal; Exclusão/Inclusão; Necropolítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License