SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número especialViolência estatal no Brasil: ininterrupta, deliberada e letalSob os escombros: financeirização do espaço e da vida urbana em Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

HERNANDEZ, Mauricio Carreño  e  DONOSO, Patricio Pablo Azócar. Os jovens e o “giro policial” das ciências sociais. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.spe, pp. 138-159. ISSN 2238-152X.

Exploramos a continuidade e o deslocamento das tecnologias de controle sobre os jovens entre a explosão social e a pandemia COVID-19 no Chile, analisando o papel das ciências sociais neste cenário. Para este fim, mostramos a implementação, desde a ditaduracivil-militar (1973-1989) até os dias de hoje, de uma razão imunitária cuja preocupação é a existência de agentes patógenos que ameaçam o corpo social. Em seguida, abordamos o que definimos como um "giro policial" nas ciências sociais. Ou seja, o surgimento de discursos especialistas interessados em capturar a expressão juvenil no contexto da explosão social e da pandemia da COVID-19. Finalmente, observaremos que a complexidade nas formas de controle e captura da juventude não diz mais respeito a um indivíduo, mas a uma potência cuja força residiria em sua inclinação para a hospitalidade radical. Este é uma potência que representa um desafio epistemológico e político para as ciências sociais.

Palavras-chave : Jovens; Hospitalidade radical; Giro policial; Explosão social; COVID-19; Ciências sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License