SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 special issueYouth and the "police turn" of the social sciencesEnergy communities and amerindian thougt since the breaks of COVID-19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

REIS, Carolina dos; SOUZA, Luis Henrique da Silva  and  TESTA, Jacinta Antoniolli. Sob os escombros: financeirização do espaço e da vida urbana em Porto Alegre. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.spe, pp. 160-176. ISSN 2238-152X.

Este artigo tem por objetivo analisar o avanço das políticas de financeirização do espaço urbano na cidade de Porto Alegre. Para tanto, tomamos como analisador a demolição de um conjunto de sobrados da Prefeitura Municipal que abrigavam cerca de 10 famílias em uma ocupação urbana irregular, em uma área central da cidade. Partimos dos escombros deixados pela administração pública para colocar em análise as condições de possibilidade para a emergência de práticas de governo que operam pela lógica do sucateamento de um bem público e pela destruição de territórios existenciais em nome da valorização financeira da propriedade. Narramos, ainda, o levante de coletivos de resistência aos processos de exclusão territorial e as estratégias de fortalecimento de práticas de democratização do acesso à cidade.

Keywords : Financeirização Urbana; Direito à Cidade; Ocupações Urbanas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License