SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número especialSob os escombros: financeirização do espaço e da vida urbana em Porto AlegreRelações Multi/interculturais em tempos de pandemia: reflexões identitárias com acadêmicos indígenas no ambiente universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

BAIGORROTEGUI, Gloria. Comunidades de energia e pensamento ameríndio desde o rompimento da COVID-19. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.spe, pp. 177-203. ISSN 2238-152X.

Com base nos desvios e paradas nas infraestruturas energéticas ocorridas a partir da pandemia COVID-19, esta contribuição se propõe a analisar as noções de Comunidades de Energia a partir do Pensamento Ameríndio. Especificamente, inspira-se no reconhecimento de relacionalidades, reciprocidades e complementaridades que ampliam suas análises dicotômicas. Além disso, esses eixos, considerados contra um pano de fundo heterogêneo, situam as comunidades de energia como formas friccionalmente frutíferas de enfrentar os desafios planetários. Embora isso seja impossível de reduzir aos impulsos de políticas públicas, tecnologias renováveis e ficções sobre evasões metropolitanas, parece prudente alertar sobre a crescente participação sob princípios ético-políticos em nível local.

Palavras-chave : Comunidades de Energia; Pensamento Ameríndio; Estudos de Reparo; Covid-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License