SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Problematizing the collective experiencies of young people of COLAÍ, moviment of culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

FERREIRA, Joyce Paula de Souza Pereira; CALIMAN, Luciana Vieira  and  CESAR, Janaína Mariano. A gestão autônoma da medicação e o exercício do cuidado. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 9-28. ISSN 2238-152X.

Este artigo foi construído em interface com o projeto brasileiro da Estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM), especificamente em Vitória (Espírito Santo) em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). Ele enuncia o desdobramento da GAM em sua experiência inédita com Grupo de Intervenção com Familiares (GIFs) de crianças e adolescentes e tem por objetivo narrar a experimentação da GAM no Estado do Espírito Santo, no campo da saúde mental infanto-juvenil. Nesta pesquisa afirmamos uma postura ético-metodológica pautada no método cartográfico e na pesquisa-intervenção, pressupondo a produção de conhecimento indissociável da produção de cuidado. A GAM tem contribuído para a efetivação das políticas públicas de saúde, como um exercício de ampliação de possibilidades de cuidado, disparando processos de autonomia e protagonismo, democratização nos serviços de saúde, criando e sustentando formas de tratamento coletivamente, reconfigurando,assim, as relações entre usuários, familiares, profissionais e pesquisadores.

Keywords : Gestão Autônoma da Medicação; Saúde Mental; Pesquisa-Intervenção; Sobrecarga Familiar; Cuidado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License