SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Autonomous medication management and care exerciseMedicalization of life among psychotropic users in primary care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

LEAL, Bruna Molina  and  TSCHIEDEL, Rosemarie Gartner. Problematizando experiências coletivas dos jovens do COLAÍ, movimento de cultura. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 29-50. ISSN 2238-152X.

Ao acompanhar as atividades do coletivo juvenil Colaí, adotando uma postura etnográfica e cartográfica na pesquisa, visibilizam-se as lógicas que permeiam as ações na comunidade em que estão inseridos em Porto Alegre - RS. O objetivo deste artigo é discutir as experiências do Colaí enquanto coletivo a fim de problematizar os seus desdobramentos. Ainda, explora-se a concepção de jovens e juventudes, assim como as políticas públicas de cultura e de juventude(s). Essas políticas incidem na produção de subjetividades dos jovens participantes do Colaí a partir das ações e experiências vivenciadas. Percebe-se que discursos individualistas têm predominado e, ao mesmo tempo, vêm se constituindo alternativas coletivas. Logo, é possível visualizar que a construção do Colaí se deu permeada por lógicas conflitantes, tanto individualizadas como democráticas, criando um grupo composto por singularidades que engendram experiências em um plano comum que pode constituir um coletivo.

Keywords : Jovens; juventudes; coletivo; subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License