SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A gestão autônoma da medicação e o exercício do cuidadoMedicalização do viver entre usuárias de psicotrópicos na atenção básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

LEAL, Bruna Molina  e  TSCHIEDEL, Rosemarie Gartner. Problematizando experiências coletivas dos jovens do COLAÍ, movimento de cultura. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 29-50. ISSN 2238-152X.

Ao acompanhar as atividades do coletivo juvenil Colaí, adotando uma postura etnográfica e cartográfica na pesquisa, visibilizam-se as lógicas que permeiam as ações na comunidade em que estão inseridos em Porto Alegre - RS. O objetivo deste artigo é discutir as experiências do Colaí enquanto coletivo a fim de problematizar os seus desdobramentos. Ainda, explora-se a concepção de jovens e juventudes, assim como as políticas públicas de cultura e de juventude(s). Essas políticas incidem na produção de subjetividades dos jovens participantes do Colaí a partir das ações e experiências vivenciadas. Percebe-se que discursos individualistas têm predominado e, ao mesmo tempo, vêm se constituindo alternativas coletivas. Logo, é possível visualizar que a construção do Colaí se deu permeada por lógicas conflitantes, tanto individualizadas como democráticas, criando um grupo composto por singularidades que engendram experiências em um plano comum que pode constituir um coletivo.

Palavras-chave : Jovens; juventudes; coletivo; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License