SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Problematizing the collective experiencies of young people of COLAÍ, moviment of cultureFrom madness to becoming: small paradoxes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

PEREIRA, Élen Lúcio; CORTEZ, Lumena Cristina de Assunção; FONTES, Flávio Fernandes  and  SILVA, Mercês de Fátima dos Santos. Medicalização do viver entre usuárias de psicotrópicos na atenção básica. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 51-71. ISSN 2238-152X.

Na Política Nacional de Saúde Mental, a Atenção Básica possui um papel estratégico no atendimento às pessoas em sofrimento psíquico. Contudo, o tratamento a este sofrimento na Unidade Básica de Saúde é frequentemente restrito à prescrição de medicação. Diante disso, este estudo visou compreender as vivências de usuárias da atenção básica que fazem uso diário de psicotrópicos, investigando os sofrimentos imbricados na utilização inadequada da medicação. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, nos moldes da história de vida, com usuários da equipe da Estratégia de Saúde da Família numa área remota do Nordeste brasileiro. Da análise temática das narrativas coletadas evidenciaram-se três categorias que discutem o percurso dos usuários desde as queixas, passando pelas consultas, até o medo da cessação do uso da medicação. As narrativas assinalaram a proliferação do diagnóstico "psiquiátrico" para comportamento e sofrimento do cotidiano, evidenciando o processo defarmacologização de condutas consideradas indesejáveis.

Keywords : Transtornos mentais; Saúde Mental; Psiquiatria; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License