SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Medicalização do viver entre usuárias de psicotrópicos na atenção básicaUma revisão de literatura sobre o realismo agencial na psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

DANILEVICZ, Vatsi Meneghel  e  FERRERI, Marcelo de Almeida. Da loucura aos devires: pequenos paradoxos. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 72-88. ISSN 2238-152X.

Este artigo é um ensaio teórico que navega entre a loucura, em sua faceta macropolítica, e os devires, em suas manifestações desviantes, imperceptíveis e paradoxais. Para tanto, situamos a loucura para, então, fractalizá-la em devires loucos, virtualidades dobradas que levam a reservas de futuro. Concebemos os devires enquanto potências que compõem realidades, por isso, levam à propulsão de forças, aos desvios de rota, aos reencontros entre ficções e não-ficções. Este ensaio apresenta a discussão teórica e conceitual, parte de uma pesquisa cartográfica, na qual priorizamos o percurso em relação às metas preestabelecidas. Apostamos na relação da poética com o conceitual, enquanto possibilidade de romper o uníssono do tempo, despedaçando sua unidade. O texto se movimenta em duas linhas articuladas, quais sejam: loucura e macropolítica; devires loucos e temporalidades. Por fim, colocamos os desafios e contribuições para este campo e lançamos questionamentos ancorados no que foi desenvolvido.

Palavras-chave : loucura; devires; ensaio cartográfico;; políticas de subjetivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License