SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Da loucura aos devires: pequenos paradoxosA homossexualidade na psicologia da América Latina, Espanha e Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

TEDESCO, Pedro de Castro; MAHEIRIE, Kátia  e  OLIVEIRA, João Manuel de. Uma revisão de literatura sobre o realismo agencial na psicologia. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 89-108. ISSN 2238-152X.

Este artigo aborda uma revisão de literaturaem relação a produção acadêmica sobre o Realismo Agencial na área da Psicologia. Como forma de inventariar os artigos científicos reunidos, foi realizada uma consulta as bases de dados do Portal de Periódicos e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES com descritores voltados ao Realismo Agencial. Os resultados apontam que o conceito de intra-ação é amplamente utilizado nos trabalhos como forma de sinalizar a mútua constituição entre matéria e discurso. Transversal a esses trabalhos é a utilização do Realismo Agencial para propor alternativas analíticas que primem por um entendimento da matéria como generativa e agenciativa, a partir dos processos de materialização envolvidos na constituição de seus objetos de estudo. Como possíveis apontamentos, sugere-se que trabalhos futuros em Psicologia, que tenham o Realismo Agencial como principal aporte teórico, tenham como foco as dimensões éticas dos processos de materialização.

Palavras-chave : neo-materialismo; realismo agencial; psicologia; karen barad.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License