SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2A literature review on agential realism in psychologyLiterary writing in group: a collective experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Polis e Psique

On-line version ISSN 2238-152X

Abstract

YANG, Jinfang  and  INIGUEZ-RUEDA, Lupicinio. A homossexualidade na psicologia da América Latina, Espanha e Portugal. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 109-135. ISSN 2238-152X.

O objetivo do artigo é identificar as caraterísticas da homossexualidade tal e como é construída pela ciência psicológica da América Latina, Espanha e Portugal. Realizamos uma Análise de Conteúdo e uma Análise Argumentativo de 420 artigos científicos publicados nessas regiões. Os resultados mostram que a psicologia destas regiões construiu a) uma população e sexualidade patologizadas, vulneráveis e victimizadas; b) uma população masculina riesgosa e sexualizada, e uma população feminina invisível; c) uma população parcialmente incluída nos direitos, e sociocultural e geralmente excluída; d) uma população e sexualidade "discapacitadas" e dolorosas e; e) a dicotomia binária do sexo/gênero. Com este trabalho problematizamos a homossexualidade constituída através das práticas científicas, entendendo que estas são capazes de criar realidades. Como discussão, propomos que os discursos científicos podem passar de discursos reivindicadores dos regulamentos sexuais a discursos de resistência.

Keywords : homossexualidade; lesbianismo; discurso científico; análise de conteúdo; análise argumentativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License