SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Uma revisão de literatura sobre o realismo agencial na psicologiaEscrita literária em grupo: uma experiência coletiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

YANG, Jinfang  e  INIGUEZ-RUEDA, Lupicinio. A homossexualidade na psicologia da América Latina, Espanha e Portugal. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 109-135. ISSN 2238-152X.

O objetivo do artigo é identificar as caraterísticas da homossexualidade tal e como é construída pela ciência psicológica da América Latina, Espanha e Portugal. Realizamos uma Análise de Conteúdo e uma Análise Argumentativo de 420 artigos científicos publicados nessas regiões. Os resultados mostram que a psicologia destas regiões construiu a) uma população e sexualidade patologizadas, vulneráveis e victimizadas; b) uma população masculina riesgosa e sexualizada, e uma população feminina invisível; c) uma população parcialmente incluída nos direitos, e sociocultural e geralmente excluída; d) uma população e sexualidade "discapacitadas" e dolorosas e; e) a dicotomia binária do sexo/gênero. Com este trabalho problematizamos a homossexualidade constituída através das práticas científicas, entendendo que estas são capazes de criar realidades. Como discussão, propomos que os discursos científicos podem passar de discursos reivindicadores dos regulamentos sexuais a discursos de resistência.

Palavras-chave : homossexualidade; lesbianismo; discurso científico; análise de conteúdo; análise argumentativo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License