SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A homossexualidade na psicologia da América Latina, Espanha e PortugalBicicletas e liberdade: dialÚtica, climiar e as dimens§es subjetivas e polÝticas de duas obras de Ai Weiwei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

GURGEL, Veronica Torres  e  KASTRUP, Virginia. Escrita literária em grupo: uma experiência coletiva. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 136-156. ISSN 2238-152X.

Frequentemente a concepção da escrita em grupos pressupõe o indivíduo como unidade mínima de organização subjetiva. Nesta direção, o termo coletivo é entendido como sinônimo de social ou agrupamento de indivíduos - e em oposição ao termo individual. Contudo, é possível pensar a escrita como um processo eminentemente coletivo - quer ocorra solitariamente, quer em grupos. O artigo toma como referência o conceito de coletivo de Félix Guattari e os estudos da produção da subjetividade. O objetivo é discutir experimentações de escrita literária com um grupo de escritores amadores e analisar seus efeitos. A pesquisa foi realizada no Clube de Leitura e Escrita Prosa na Roda e se baseou no método da cartografia. Discute o uso de textos literários para ativação da escrita, a reverberação dos encontros e a importância da regularidade do trabalho. Três analisadores emergiram dos relatos dos participantes: confiança, gentileza e força do encontro presencial - que evidenciaram efeitos da escrita em cada um.

Palavras-chave : Escrita; Grupo; Coletivo; Literatura; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License