SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A criação de institutos disciplinares: uma análise histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Polis e Psique

versão On-line ISSN 2238-152X

Resumo

MIRANDA, Paulo Ricardo de Araújo; GIACOMOZZI, Andréia Isabel  e  FIOROTT, Juliana Gomes. Processos grupais com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Rev. Polis Psique [online]. 2021, vol.11, n.2, pp. 225-244. ISSN 2238-152X.

O presente relato de experiência visa problematizar a prática com grupos de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realizou-se cinco grupos entre agosto e dezembro de 2019. Os grupos eram fechados e com duração de 1 hora e 40 minutos cada. Como método e forma de manejo grupal utilizou-se a estratégia de coordenação cartográfica. Os resultados e discussão apontam rizomaticamente para diferentes direções: a alta disponibilidade dos adolescentes em participar dos grupos; a importância do delineamento e da sensibilização ao setting grupal; o modo como os vetores macropolíticos e institucionais incidem nos processos grupais; os efeitos da sub-apropriação da língua formal na dinâmica dos grupos e na circulação social; a importância de dar lugar ao que não tem lugar; e, o mapeamento de expressões com camadas de sentido. Por fim, aponta-se o grupo como dispositivo potente para a instauração de novas formas de vida.

Palavras-chave : Grupo; Adolescentes; Situação de vulnerabilidade social; Cartografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License