SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2State of torpor as "change" in the capitalist economical operationDeath instinct, trauma and limits of therapy for Freud author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Analytica: Revista de Psicanálise

On-line version ISSN 2316-5197

Abstract

TEIXEIRA RIBEIRO, Cynara  and  HORTELIO FERNANDES, Andréa. Tratamentos para usuários de drogas: possibilidades, desafios e limites da articulação entre as propostas da redução de danos e da psicanálise. Analytica [online]. 2013, vol.2, n.2, pp. 33-58. ISSN 2316-5197.

O artigo discute as particularidades de três propostas de tratamento para usuários de drogas: a abstinência, a redução de danos e a psicanálise, dedicando atenção especial ao debate entre as últimas. Busca-se avaliar as possibilidades de articulação entre elas através da análise de suas premissas, bem como das práticas realizadas em instituições que oferecem tratamento para o uso de drogas sob diferentes perspectivas. Conclui-se que a psicanálise contribui com as propostas de tratamento existentes por introduzir uma dimensão clínica pautada no sujeito do inconsciente e, portanto, na singularidade de cada usuário.

Keywords : Saúde mental; uso de drogas; propostas terapêuticas; redução de danos; psicanálise.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )