SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Estado de torpor como "troco" na operação econômica capitalistaPulsão de morte, trauma e limites da terapia para Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

TEIXEIRA RIBEIRO, Cynara  e  HORTELIO FERNANDES, Andréa. Tratamentos para usuários de drogas: possibilidades, desafios e limites da articulação entre as propostas da redução de danos e da psicanálise. Analytica [online]. 2013, vol.2, n.2, pp. 33-58. ISSN 2316-5197.

O artigo discute as particularidades de três propostas de tratamento para usuários de drogas: a abstinência, a redução de danos e a psicanálise, dedicando atenção especial ao debate entre as últimas. Busca-se avaliar as possibilidades de articulação entre elas através da análise de suas premissas, bem como das práticas realizadas em instituições que oferecem tratamento para o uso de drogas sob diferentes perspectivas. Conclui-se que a psicanálise contribui com as propostas de tratamento existentes por introduzir uma dimensão clínica pautada no sujeito do inconsciente e, portanto, na singularidade de cada usuário.

Palavras-chave : Saúde mental; uso de drogas; propostas terapêuticas; redução de danos; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )