SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Tratamentos para usuários de drogas: possibilidades, desafios e limites da articulação entre as propostas da redução de danos e da psicanáliseDesejo e passado: observações sobre a tensão entre memória e rememoração na psicanálise freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

CAROPRESO, Fátima. Pulsão de morte, trauma e limites da terapia para Freud. Analytica [online]. 2013, vol.2, n.2, pp. 59-76. ISSN 2316-5197.

A partir de 1920, a hipótese da vivência de dor (ou traumática) - presente na etapa inicial da teoria freudiana, mas deixada de lado a partir de certo momento - retorna para o primeiro plano no pensamento de Freud. Um retorno que está associado à formulação dos conceitos de compulsão à repetição e de pulsão de morte. O objetivo deste artigo é discutir algumas das modificações nas hipóteses freudianas sobre a etiologia das neuroses e em sua concepção da eficácia da terapia psicanalítica que parecem decorrer dessa retomada da vivência de dor e da introdução do conceito de pulsão de morte.

Palavras-chave : Psicanálise freudiana; trauma; pulsão de morte; neuroses.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )