SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A comédia dos sexos nas parcerias amorosasDifusão, ensino e transmissão da psicanálise sob a ótica da teoria lacaniana dos discursos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

RODRIGUES ROCHA, Tiago Humberto  e  RODRIGUES SILVA, Maira. A estrutura familiar e a infantilização no cuidado de sujeitos psicóticos. Analytica [online]. 2013, vol.2, n.2, pp. 117-141. ISSN 2316-5197.

O presente trabalho teve por objetivo investigar, a partir do referencial psicanalítico, as repercussões subjetivas de familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial, na cidade de Uberaba, Minas Gerais, após o diagnóstico de transtorno mental de um de seus membros. De acordo com pesquisas, sofrimento e insegurança são constantes na família diante da situação de adoecimento mental. Para o processo de coleta de dados, optou-se pela forma semiestruturada de entrevista e criou-se um roteiro, contendo 15 questões, que foram aplicadas em cinco familiares cuidadores. Obteve-se como resultados os encargos subjetivos do processo de cuidado, relatos de culpa, superproteção, infantilização e medo. Dentre eles, os encargos subjetivos e superproteção foram os que mais apareceram nas entrevistas, o que pareceu estar relacionado ao fato de os cuidadores terem pouca confiança na autonomia de seus familiares acometidos de sofrimento mental.

Palavras-chave : Psicose; família; sujeito-cuidador; Centro de Atenção Psicossocial.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )