SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Feminilidade e psicanálise: relato de experiência de estágio em psicanáliseA Razão Suficiente de A. Schopenhauer como base epistemológica da Pesquisa em Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

NEVES, Tiago Iwasawa  e  PIMENTEL, Ana Margareth Steinmuller. Psicanálise e Ciência: problematização da Bioética. Analytica [online]. 2013, vol.2, n.3, pp. 56-83. ISSN 2316-5197.

O objetivo geral do artigo é promover, senão iniciar, uma discussão sobre os obstáculos e impasses conceituais que podem colocar em xeque a já consagrada legitimidade da Bioética em nossos dias. No âmbito de seu enunciado, a Bioética é definida como um saber que visa a determinar os riscos e os possíveis danos que a ciência pode provocar em nossa compreensão da vida e da dignidade ética, medindo e restringindo, assim, os passos que serão dados pelas pesquisas biomédicas e biotecnológicas. Esse enunciado possibilita a construção do objetivo específico do artigo, que é problematizar os conceitos que sustentam essa definição, a saber: ética, natureza humana e ciência. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira seção, demonstraremos que as noções de ética e natureza humana presentes no discurso dos bioeticistas contemporâneos são falsas e inconsistentes, respectivamente. A ética é falsificada nesse discurso quando é reduzida a um mero problema de generalização de valores morais e verdades jurídicas. Já a noção de natureza humana é inconsistente, uma vez que a definem conceitualmente como uma necessidade que sempre esteve presente no mundo, e não como um conceito historicamente determinado, que, por definição, estaria sempre atrelado às contingências que tornam qualquer mundo humano possível. Na segunda seção, apresentaremos o sentido da seguinte tese: a relação que a psicanálise mantém com a ciência é de compatibilidade lógica. A partir das consequências extraídas dessa tese, o passo seguinte será questionar a legitimidade de uma intervenção ética no domínio científico.

Palavras-chave : Bioética; Psicanálise; Ciência; Ética; Natureza Humana.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )