SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3A Razão Suficiente de A. Schopenhauer como base epistemológica da Pesquisa em PsicanáliseOs impactos da grupalização na vida cotidiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

NOGUEIRA, Francisco Ronald Capoulade  e  BERNARDO, Márcia Hespanhol. Trabalho, sofrimento e as narrativas de alguns psicanalistas. Analytica [online]. 2013, vol.2, n.3, pp. 101-122. ISSN 2316-5197.

O presente artigo é derivado de uma pesquisa que teve o objetivo de apresentar como psicanalistas de orientação lacaniana escutam e lidam com pacientes que têm algum tipo de queixa relacionada ao mundo do trabalho. Partindo de um olhar da Psicologia Social do Trabalho, a pesquisa teve como pressuposto que o contexto social capitalista e as formas de organização do trabalho podem ter consequências para a saúde mental dos trabalhadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco psicanalistas, com foco na narração de experiências no tratamento com pacientes acometidos por algum tipo de sofrimento "mental" relacionado ao trabalho. Observou-se que os entrevistados privilegiaram, nos tratamentos que empreenderam, mais os aspectos das dinâmicas da história familiar do que as dinâmicas do mundo do trabalho, reavivando um antigo debate entre o individual e o coletivo.

Palavras-chave : Trabalho; Psicologia social; Sofrimento; Psicanalistas; Narrativas; Individual/Coletivo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )