SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Trabalho, sofrimento e as narrativas de alguns psicanalistasNeurose e psicose na CID-10 e DSM-IV: o que é ignorado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

BICHARA, Maria Auxiliadora Alves Cordaro. Os impactos da grupalização na vida cotidiana. Analytica [online]. 2013, vol.2, n.3, pp. 123-144. ISSN 2316-5197.

A cibercultura organiza inusitados modelos de grupalidade e de laços sociais. Constrói grupos eletrônicos, sem territorialidade, em um tempo cíclico e sem linearidade no imaginário. Essas grupalidades se transformam em uma comunidade de interesses comuns, a princípio num espaço sem corpo e sem carne, onde criam e jogam e, agora, em carne e osso, se espacializam, se corporificam na urbe. Alguns desses grupos reivindicam e protestam, utilizando a palavra, e, outros, a violência do ato sem mediação. Velozmente se adensam mais e mais participantes, emergem novas reivindicações, multiplicam-se tomando o país, saem da apatia hedonista e criam uma cultura inédita de participação política. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é refletir sobre essas modalidades insólitas de agrupamento, nos aspectos em que se contrapõem a alguns pressupostos psicanalíticos organizadores da grupalidade. Para tanto, apresentamos uma breve análise do contexto histórico, o aparecimento dos estudos psicanalíticos grupais e as novas questões teóricas impostas por esses agrupamentos. Em seguida, discutimos a potência do agrupamento em evidenciar o mal-estar social. Por fim, as consequências disso para a emergência do sujeito político.

Palavras-chave : Grupo; psicanálise; cultura e mal-estar.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )