SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4100 anos do primeiro trabalho acadêmico sobre psicanálise no Brasil: a dissertação de GensericoEmergência da Psicanálise no Brasil: O pansexualismo de Francisco Franco da Rocha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Notas sobre a Primeira Tese em Psicanálise no Brasil "Da Psicoanalise" (1914) de Genserico Aragão. Analytica [online]. 2014, vol.3, n.4, pp. 25-39. ISSN 2316-5197.

O artigo traz considerações acerca da tese de Genserico Aragão de Souza Pinto. Nota-se que apesar da disseminação da teoria psicanalítica no Brasil ter acontecido entre pensadores que discutiam a brasilidade, foi à psiquiatria que proporcionou a primeira tese de psicanálise no Brasil, apresentada a faculdade de medicina do Rio de Janeiro em 1914. Lembra-se que a psicanálise chega a nosso país precedida por uma geopolítica alternativa marcada pela oposição a França. Após apresentar as proposições acerca das disciplinas do curso de ciências médicas cirúrgicas, constata-se que a psicanálise surge como um discurso, sem implicações explícitas para um método de tratamento. Finalmente se apresenta os cinco casos clínicos discutidos no final da tese. Ressalta-se que dos cinco casos, apenas um é de um brasileiro. Disso decorre a hipótese que os pacientes aptos a psicanálise são "modernos". Percebe-se, pela descrição dos sintomas e pelo recorte que o médico faz dos relatos dos pacientes, uma tendência a valorização das formas modernas de sofrer. Em contraste a isso, o médico aparece na condição de conselheiro da família e guardião da ascese sexual dos casais.

Palavras-chave : História da Psicanálise; Clínica; Psiquiatria; Neuroses; Sexualidade.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )