SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4La historia del psicoanálisis en Porto AlegreEntre barones y sótanos: Amílcar Lobo y el psicoanálisis en Rio de Janeiro durante la dictadura militar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

SANTOS, Rodrigo Afonso Nogueira  y  NETO, Fuad Kyrillos. Contribuições para uma historiografia da psicanálise em Minas Gerais. Analytica [online]. 2014, vol.3, n.4, pp. 145-172. ISSN 2316-5197.

No texto, é feita a comunicação preliminar de uma pesquisa, atualmente em desenvolvimento, tendo como objeto a história da psicanálise em Minas Gerais. Inicialmente, a psicanálise chegou a Minas Gerais pelas mesmas vias em que ela chegou ao Brasil: a psiquiatria e o modernismo. Apresentam-se os primeiros esboços de um trabalho clínico realizado nesse Estado e, posteriormente, o percurso da primeira escola de formação psicanalítica. Por fim, toma-se como hipótese de trabalho a influência de certas características políticas e sociais do estado de Minas Gerais - o catolicismo e o conservadorismo - sobre a chegada da psicanálise nesse Estado, inclusive como resistência à chegada de uma instituição vinculada à IPA. Esse movimento é realizado na tentativa de se compreender o motivo de uma escola, fundada em bases cristãs, ter encontrado espaço em Minas Gerais, já na década de 1960, enquanto uma instituição ipeísta só chegou a essa região 30 anos depois. Essa vinculação entre psicanálise, conservadorismo e catolicismo nos parece ser a peculiaridade da entrada da psicanálise em Minas Gerais.

Palabras clave : História da psicanálise; Minas Gerais; Instituições psicanalíticas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )