SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número4Entre barões e porões: Amílcar Lobo e a psicanálise no Rio de Janeiro durante a ditadura militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

SIMANKE, Richard Theisen. Reflexões sobre a área de pesquisa Filosofia da Psicanálise: um depoimento sobre sua constituição em São Paulo. Analytica [online]. 2014, vol.3, n.4, pp. 201-228. ISSN 2316-5197.

Este artigo visa contribuir para uma reflexão sobre o diálogo entre Filosofia e Psicanálise a partir dos anos 1970 no que se refere à apropriação realizada por intelectuais brasileiros, em especial no cenário paulista. Acontecimentos significativos como a dissertação de Mezan, a tese de Monzani e o papel político e intelectual de Bento Prado Jr., entre outros, marcaram de maneira indelével a forma como se estabeleceu o diálogo entre Filosofia e Psicanálise no Brasil. É a partir dessas peculiaridades que se pode refletir sobre a construção e desenvolvimento de um campo de pesquisa chamado Filosofia da Psicanálise como uma contribuição brasileira.

Palavras-chave : Filosofia da Psicanálise; Psicanálise no Brasil; Filosofia; São Paulo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )