SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número5Cáncer y del cuerpo:: una lectura desde el psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

COPPUS, Alinne Nogueira; SALGADO, Juliana Andrade; CASTELANI, Cássio Ferreira  y  SOUZA, Matheus Davis. O medo que temos do corpo:: a psicopatologia na vida cotidiana. Analytica [online]. 2014, vol.3, n.5, pp. 20-36. ISSN 2316-5197.

O artigo tem como objetivo discorrer, a partir da psicanálise, sobre o que nos assusta no corpo, abordando tanto sua apresentação nas queixas que fazem parte do discurso do sujeito na clínica, assim como seu lugar no discurso médico que tenta, em vão, controlar esse corpo por meio da patologização da vida cotidiana. Tendo como base uma metodologia que leva em conta a pesquisa bibliográfica aliada à clínica, fazemos uma pequena introdução sobre o tema, destacamos a proposta do DSM em ser um manual sobre o corpo e discutimos a presença do corpo na clínica a partir do trio assinalado por Freud: a angústia, o sintoma e a inibição. Para Lacan, a relação do sujeito com o corpo está no cerne da experiência analítica. Freud, por sua vez, ressalta a importância de o analista estar atento a como o corpo se apresenta durante a sessão. Dessa forma, a psicanálise ouve o corpo para além de sua materialidade: o sintoma que o atravessa, a inibição que o paralisa, a angústia que o assola. Afinal, do que temos medo no corpo?

Palabras clave : Corpo; Psicanálise; Psicopatologia; Sintoma; Gozo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )