SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número5O medo que temos do corpo:: a psicopatologia na vida cotidianaTrauma e fragilidade narcísica nas adicções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Analytica: Revista de Psicanálise

versão On-line ISSN 2316-5197

Resumo

FERREIRA, Deborah Melo  e  CASTRO-ARANTES, Juliana Miranda. Câncer e corpo:: uma leitura a partir da psicanálise. Analytica [online]. 2014, vol.3, n.5, pp. 37-71. ISSN 2316-5197.

A partir da experiência clínica com pacientes em um hospital de tratamento do câncer, este artigo propõe uma reflexão acerca dos efeitos subjetivos das alterações no corpo ocasionadas pelo câncer e pelo próprio tratamento médico - como os efeitos adversos da quimioterapia e as cirurgias mutiladoras. A psicanálise nos ensina que o corpo, no humano, não é prévio e não coincide com o organismo. Ele é inaugurado pela dimensão da satisfação pulsional, o que equivale a afirmar que não está a serviço das necessidades fisiológicas, fato que marca a diferença radical entre o homem e o animal. A pulsão está entre somático e psíquico, o que traz como consequência a produção de efeitos subjetivos diante de uma intervenção no corpo. No que concerne ao câncer, a modificação corporal decorrente do crescimento do tumor confronta o sujeito com uma quebra na vestimenta imaginária onde ele se reconhece, o que pode estar colocado também nas alterações decorrentes do próprio tratamento. Para além da ruptura imaginária, com o reflexo de um corpo estranho ao sujeito, o câncer pode estar relacionado ao traumático, que interrompe a vida de forma avassaladora. Com a leitura lacaniana, entendemos tal experiência a partir da dimensão do real, ou seja, o que escapa à simbolização e, por isso, a qualquer forma de elaboração subjetiva. O trabalho nesta clínica nos remete à aposta da psicanálise de um tratamento do real pelo simbólico, isto é, pela palavra. Na medida em que fala, o sujeito pode vir a advir na criação de uma saída diante do que se apresenta como excesso, impossível de apreender.

Palavras-chave : Câncer; corpo; pulsão; traumático; real.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )