SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número5Cáncer y del cuerpo:: una lectura desde el psicoanálisisLas manifestaciones de junio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Analytica: Revista de Psicanálise

versión On-line ISSN 2316-5197

Resumen

ZIDAN, Paloma Mendes  y  ROCHA, Raquel Vasques da. Trauma e fragilidade narcísica nas adicções. Analytica [online]. 2014, vol.3, n.5, pp. 72-100. ISSN 2316-5197.

O nosso objetivo com este artigo foi elaborar algumas questões relativas à patologia das adicções. Para isso analisamos a problemática do excesso pulsional em contraponto com a da fragilidade narcísica, tópicos de especial relevo nessa patologia. Esta investigação vem nos interrogar, entre outros aspectos, sobre a relação de dependência do sujeito diante do objeto, dependência que assume, nesses casos, um caráter absoluto e radical. Incluímos no campo dessa patologia as adicções ao consumo, ao sexo, ao jogo, e não apenas ao objeto droga. Nas adicções, o ego tenta responder, ainda que de forma precária, ao excesso pulsional, buscando reverter, pela via do ato, a situação de passividade em que se encontra. Esse tipo de operação nos conduz a uma análise das noções de trauma e compulsão à repetição, levando em conta a dimensão paradoxal do modo de defesa aí utilizado. Trata-se da busca de uma passagem à atividade, mas que mantém o ego dominado pelo objeto - objeto da adicção. Entendemos que o estudo da segunda teoria pulsional de Freud pode contribuir para a compreensão da adicção, uma vez que a questão do trauma, do excesso pulsional parece-nos constituir um aspecto básico nessa patologia. Nossa proposta está fundamentada numa concepção teórica na qual a dimensão pulsional vem se articular com as relações objetais.

Palabras clave : Adicção; Narcisismo; Pulsão; Passividade; Alteridade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )